Avaliação do Usuário: / 564
Pior
cintilografia miocárdica de perfusão
A cintilografia miocárdica de perfusão, é o exame que serve para ver indiretamente como está a circulação coronariana do coração.
Ele é um intermediário entre o teste de esteira (ergométrico) e o cateterismo. Por exemplo: Uma pessoa faz teste de esteira e dá positivo, mas como é muito nervosa, em vez de pedirmos o cateterismo, pedimos a cintilografia para confirmar.
Outro caso: Uma pessoa tem sintomas de angina mas não pode andar, e ainda não queremos fazer o cateterismo.
Digo que o exame mostra "indiretamente" o coração,  porque neste exame usamos um radioisótopo, uma substância radioativa bem FRAQUINHA, para "marcar" as áreas onde o sangue está chegando com dificuldade.
O marcador que usamos "cintila" ou emite radiação e daí vem o nome.
Este exame é como olhar o marcador de gasolina, para não ter que olhar dentro do tanque...
Em comparação, o cateterismo seria olhar dentro do tanque mesmo!
O radioisótopo usado na cintilografia NÃO é um contraste, portanto você não precisa ter medo de alergias nem de problemas renais. Em umas 24 horas o radioisótopo sai do seu corpo pela urina, completamente.
Ele é feito assim:
1- Faz-se um teste de esteira (ergométrico) comum e no auge do esforço, injetamos uns 100 ml da solução do radioisótopo na veia.
(Se por qualquer motivo não for possivel fazer o teste de esteira, por dificuldade de andar, labirintite, idade avançada ou outra coisa, podemos usar uma substância chamada DIPIRIDAMOL, que acelera o coração e faz o mesmo efeito que uma corrida. Você vai fazer tudo deitado.)
2- Coloca-se o paciente deitado na câmara de cintilografia (muitas vezes o aparelho é "aberto", e o exame não dá aquele medo de lugares fechados.)
3- faz-se uma sequência de "chapas" e o computador monta a imagem.
4- no dia seguinte, você deve fazer o mesmo exame em repouso, sem exercicio, para compararmos as imagens.
As áreas que ficarem "cheias" de radioisótopos, estão recebendo sangue. As que ficarem "cheias" em repouso mas "vazias" após o esforço, são áreas de falta de sangue e oxigênio.
Daí teremos mais dados para decidir se é necessário fazer o próximo exame, o cateterismo.