quarta-feira, 20 de abril de 2011

Meios de Contrastes Iodados

texto abaixo tem como fonte uma publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia/ CPAC e tem como objetivo orientar e informar os operadores de equipamentos médicos na área de radiodiagnóstico sobre o meio de contraste iodado, sem se esquecer que a responsabilidade e decisão de sua utilização compete exclusivamente ao médico responsável pelo setor de Diagnóstico por imagem.
Os meios de contraste iodados são substâncias radiodensas capazes de melhorar a especificidade das imagens obtidas em exames radiológicos, pois permitem a diferenciação de estruturas e patologias vascularizadas das demais.

ASPECTOS GERAIS
A estrutura básica dos meios de contraste iodados é formada por um anel benzênico ao qual foram agregados átomos de iodo e grupamentos complementares, onde estão ácidos e substitutos orgânicos, que influenciam diretamente na sua toxicidade e excreção.
Na molécula, o grupo ácido (H+) é substituído por um cátion (Na+ ou meglumina), dando origem aos meios de contrastes ditos "iônicos", ou por aminas portadoras de grupos hidroxilas denominando-se, neste caso, "não iônico".
Todos os meios de contraste iodados utilizados regularmente são muito hidrofílicos, tem baixa lipossolubilidade, peso molecular inferior que 2000 e pouca afinidade de ligação com proteínas e receptores de membranas. Distribui-se no espaço extracelular, sem ação farmacológica significativa.
Os meios de contraste podem ser encontrados em apresentações para uso endovenoso, intratecal, oral ou retal.
Os contrastes iodados não iônicos (baixa osmolalidade) apresentam vantagem em relação à segurança sobre os agentes iônicos, e são de um custo mais elevado. Os contrastes iodados hidrossolúveis não iônicos para uso intratecal são preferíveis aos contrastes de base oleosa (iodenidilato) e agentes não iônicos (metrizamina) usados em estudos mielográficos. As vantagens dos agentes não iônicos são a melhor evidenciação de estruturas como: raízes e bainhas nervosas na TC. A desvantagem dos agentes não iônicos par uso intratecal durante reabsorção pelo sistema nervoso, podem provocar alterações nas condições mentais, náuseas, vômitos, e raramente convulsões. Estes efeitos podem ser minimizados pela hidratação do paciente.

PROPRIEDADES RELACIONADAS A SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS MEIOS DE CONTRASTE

DENSIDADE: (g/ml)
Nº de átomos de iodo por mililitro de solução;
VISCOSIDADE:
·
A força necessária para injetar a substância através de um cateter aumenta geometricamente com a concentração da solução e com o peso molecular;
·
A viscosidade é menor quanto maior for à temperatura (por isso que se deve aquecer gradativamente os meios de contraste não iônicos à temperatura corporal antes de sua administração).
·
Função definida pelo nº de partículas de uma solução por unidade de volume;
·
Via de administração: determina, em parte, a quantidade de substância que chegará ao órgão estudado;
·
Dose de contraste;
·
Velocidade de injeção;
·
Calibre do cateter: em função da viscosidade da solução utilizada;
·
Temperatura da substância: principalmente no uso de contrastes não iônicos (interfere na sua viscosidade);
·
Retardo e tempo de scan: maximizar o estudo da fase arterial venosa.
·
Identificar os fatores de risco e benefício potencial de seu uso;
·
Avaliar as alternativas de métodos de imagem que possam oferecer o mesmo diagnóstico ou ainda sejam superiores;
·
Certificar-se da indicação precisa do meio de contraste;
·
Estabelecer procedimentos de informação do paciente;
·
Ter previamente determinada a política no caso de complicações.· Efeitos tóxicos diretos:· Reações vasomotoras:· Leve: geralmente não requer tratamento medicamentoso (autolimitada), sendo necessária apenas observação.· Moderada: clinicamente mais evidente do que a reação leve requer observação cuidadosa e freqüentemente tratamento medicamentoso.· Severa (grave): necessita atendimento imediato, pois apresenta maior morbiletalidade, e requer hospitalização. Pode ter como pródrome reações leves/ moderadas.· Fatais: As causas mais comuns de óbitos incluem colapso cardiorespiratório, edema pulmonar, coma, broncoespasmo intratável e obstrução da via aérea (edema de glote).
Náusea/vômitoAlteração do paladarSudorese/leve palidez
CalorPruridoExantema
Cefaléia discretaRuborCongestão nasal
TonturaCalafriosEspirros
AnsiedadeTremoresInchaços em olhos e boca
Vômitos intensosLaringoespasmoDor tórax e abdome
 Edema facialRigidezUrticária intensa
HipertensãoDispnéia – sibilosBroncoespasmo
HipotensãoCefaléia intensaMudança na freqüência Cardíaca
InconsciênciaArritmias com repercussão clínica
ConvulsãoParada cardiorespiratória
Edema agudo de pulmãoColapso vascular severo
não iônicos diméricos tem maior viscosidade que não iônicos monoméricos;
OSMOLALIDADE:
Os contrastes iônicos têm maior osmolalidade do que os não iônicos porque dissociam cátions e ânions na solução.
CONDIÇÕES QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DO EXAME
EFICÁCIA DOS MEIOS DE CONTRASTES
A eficácia de um meio de contraste depende não apenas das propriedades farmacológicas de sua molécula, mas principalmente de sua capacidade de atenuação de Raios-X. A atenuação dos Raios-X por um agente de contraste depende da concentração de iodo, da distância percorrida, pelo fóton de Raios-X através da solução iodada e ainda da energia do fóton. Quanto maior a concentração de iodo na solução, maior será sua capacidade de atenuar Raios-X.
O uso de contraste iodado não iônico é mais freqüente utilizado por sua segurança e maior tolerabilidade pelo paciente do que por um significante aumento da eficácia, porém são de um custo mais elevado. O contraste não iônico é bastante utilizado em crianças e idosos por oferecer uma maior segurança ao paciente.
CUIDADOS ANTES DA INJEÇÃO DE CONTRASTE
CLASSIFICAÇÃO E INCIDÊNCIA DAS REAÇÕES ALÉRGICAS

As reações alérgicas aos meios de contraste, apesar de pouco freqüentes (Uma em 400.000 casos) são inevitáveis, podendo variar em severidade, e podendo ocorrer após uma única administração ou após múltiplas.
CLASSIFICAÇÃO ETIOLÓGICA DAS REAÇÕES ADVERSAS AOS MEIOS DE CONTRASTES
Reações idiossincráticas (anafilactóides),
Reações não idiossincráticas.
Osmotoxidade
Quimiotoxidade
Toxicidade direta órgão – específica
Nefrotoxidade
Cardiotoxidade
Nefrotoxidade
Reações combinadas
QUANTO AO GRAU DE SEVERIDADE
São classificados conforme principais sintomas:
Reações adversas leves:

Reações adversas moderadas:


Reações adversas graves: Potencialmente apresentam risco de vida, com moderados ou graves sintomas associados à:



Estima-se que algum tipo de reação adversa ocorra em 5 –12 % os pacientes que utilizam contraste iônico hiperosmolar, a grande maioria delas sendo de baixo risco (leve/moderada) e que não necessitam tratamento específico. Apenas 3,1% dos pacientes que utilizam contraste não iônico apresentam algum tipo de reação adversa.
Reações fatais podem também ocorrer na administração de agentes não iônicos, mesmo em pacientes que já receberam contrastes previamente sem qualquer sintoma de reação adversa.
QUANTO AO TEMPO DECORRIDO APÓS A ADMINISTRAÇÃO

ALTERAÇÕES FUNCIONAIS INFLUENCIADAS PELOS AGENTES DE CONTRASTE IODADOS NOS ÓRGÃOS E NAS ESTRUTURAS VASCULARES
·

Reações adversas agudas: são aquelas que ocorrem no período que o paciente está em observação no serviço de radiologia. A grande maioria delas é imediata ou ocorre nos primeiros 5 a 20 minutos após a administração do agente.
·
Reações tardias: ocorrem após o paciente deixar o serviço de radiologia, de modo que sintomas e sinais variados podem se manifestar, tais como trombose venosa e necrose de pele, quadro clínico semelhante ao resfriado comum por iodo ou mesmo problemas cardíacos como insuficiência e arritmias.· Efeitos na viscosidade sanguínea,· Efeitos na coagulação;· Efeitos na função cardiovascular;· Efeito na função pulmonar;· Efeito na função renal;· Efeito na função hepática;· Efeito na função tiroideana;· Efeito na parede dos vasos;· Efeito nos testes de laboratório.
MEIOS DE CONTRASTE IODADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário