terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tipos de cirurgia no tratamento do Cancer de Mama

Tipos de cirurgia no tratamento do Câncer de Mama

Os diferentes tipos de cirurgia usados no tratamento de cancer de mama são:

Tumorectomia - é a cirurgia que remove apenas o tumor. Em seguida, aplica-se a terapia por radiação. Às vezes, os gânglios linfáticos das axilas são retirados como medida preventiva. É aplicada em tumores mínimos.

Quadrantectomia - (tratamento que conserva a mama) é a cirurgia que retira o tumor, uma parte do tecido normal que o envolve e o tecido que recobre o peito abaixo do tumor.
A radioterapia é aplicada após a cirurgia. É indicada no estádio I e II. Deve-se associar a correção plástica das mamas, para evitar assimetrias e cicatrizes desnecessárias.


Mastectomia simples ou total
É a cirurgia que remove apenas a mama.
Às vezes, no entanto, os gânglios linfáticos mais próximos também são removidos.
É aplicada em casos de tumor difuso. Pode-se manter a pele da mama, que auxiliará muito a reconstrução plástica.

Mastectomia radical modificada
É a cirurgia que retira a mama, os gânglios linfáticos das axilas e o tecido que reveste os músculos peitorais.

Mastectomia radical
É a cirurgia que retira a mama, os músculos do peito, todos os gânglios linfáticos da axila, alguma gordura em excesso e pele.
Este tipo de cirurgia é raramente realizado; é aplicado em tumores maiores, no estádio III.

Radioterapia - utiliza raios de alta energia que têm a capacidade de destruir as células cancerosas e impedir que elas se multipliquem. Da mesma forma que a cirurgia, a radioterapia é um tratamento local. A radiação pode ser externa ou interna.

Quimioterapia - é a utilização de drogas que agem na destruição das células malignas. Pode ser aplicada através de injecções intramusculares ou endovenosas ou por via oral.

Hormonoterapia - tem como finalidade impedir que as células malignas continuem a receber a hormona que estimula o seu crescimento.
Esse tratamento pode incluir o uso de drogas, que modificam a forma de actuar das hormonas, ou cirurgia, que remove os ovários - órgãos responsáveis pela produção dessas hormonas.
Da mesma maneira que a quimioterapia, a terapia hormonal actua nas células do corpo todo.

Reabilitação - vem auxiliar os métodos de tratamento para que a paciente tenha melhor qualidade de vida. É feita através da cirurgia plástica de reconstrução e dos serviços médicos de apoio (fisioterapia, psicologia etc.


http://cancer-de-mama-info.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário